Nota do DCE-UFAL sobre o aumento das passagens em Maceió.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

NOTA DO DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES

QUILOMBO DOS PALMARES

O Diretório Central dos Estudantes Quilombo dos Palmares, entidade representativa do corpo discente da Universidade Federal de Alagoas, vem a público, por meio desta, manifestar seu posicionamento acerca do aumento das passagens do transporte coletivo de Maceió.

O transporte público, por razões sociais, econômicas e ecológicas, deveria estar sempre entre as prioridades das políticas públicas voltadas para o trânsito urbano. Ao invés disto, em Maceió, somos testemunhas de opções acentuadamente voltadas para o mercado automobilístico, como a reiterada prática de obras públicas, por exemplo, que pouco beneficiam a maioria da população. Pouco se investe em formas de transporte econômicas. Não vemos construções de ciclovias ou uma real preocupação com o transporte coletivo.

Ao contrário, sofremos sistematicamente aumentos arbitrários das passagens de ônibus em nossa cidade, que, em apenas seis anos, dobrou de R$ 1,00 para R$ 2,00, penalizando as classes menos abastadas de Maceió. Os trabalhadores e estudantes que necessitam do transporte público são obrigados a pagar caro por um serviço de péssima qualidade. Convivemos diariamente com ônibus lotados, mal equipados, frotas precárias, longas esperas nos pontos por causa do reduzido número de veículos oferecidos pelos prestadores de serviços.

Ainda assim, o governo municipal, aproveitando as festividades de fim de ano, move-se contra a população autorizando um aumento que nos penaliza. Desta maneira, somos obrigados a apertarmos ainda mais nossas contas, enquanto os empresários mantêm os seus lucros.

É o momento de mudarmos esta realidade! O DCE-UFAL, frente a estes fatos, resolve por integrar o Comitê Contra o Aumento das Passagens. Tomamos esta decisão por entender que este Diretório tem o dever de estar entre as fileiras de todas as lutas em defesa dos direitos dos estudantes e daqueles que trabalham. Não podemos continuar pagando o luxo dos empresários. O transporte público é nosso direito, assim como é, também um dever dos governos prestarem um serviço de qualidade.

Aproveitamos para convidar a todas as entidades da sociedade civil organizada para, igualmente, somarem forças a esta luta. Entendemos que estas reivindicações são também das Entidades Sindicais de nossa cidade, bem como dos Movimentos Populares que atuam no estado. Em especial, chamamos à construção deste debate, o SINTTRO, sindicato dos trabalhadores rodoviários, que conseguiu, recentemente, dar alguns passos em direção à sua autonomia sindical frente aos empresários do setor. Convocamos, ainda, os vereadores eleitos no último ano que reivindicavam, para si, o título de representantes da classe trabalhadora e da juventude e que, até o presente momento, não se pronunciaram acerca deste ataque aos nossos direitos.

Não ao aumento das passagens!
Por um transporte público de qualidade para população de Maceió!

Maceió, 05 de Janeiro de 2009.

Diretório Central dos Estudantes Quilombo dos Palmares - Ufal
Gestão: “Amanhã Vai Ser Outro Dia”

2 comentários:

André disse...

Apoiadíssimo!!!

Mário Júnior disse...

O cara que escreveu essa nota gosta de dar a bunda, sabia?