Retomando o Blog...

quarta-feira, 22 de julho de 2009

São idas e vindas, eu sei. O blog está parado há, pelo menos, três meses. Nenhuma postagem nova. Não necessariamente por falta de assunto, ou vontade. Na verdade, a correria do dia a dia tem forçado um afastamento indesejado do Antes Quixote.

Este não é um blog pessoal. Daí ser mais difícil estar atualizando ele o tempo inteiro, ou mesmo dando explicações do porquê dele não estar sendo atualizado. É um blog de opinião. Lancei ele para escrever sobre temas do meu interesse que, talvez, acabem sendo do interesse de outros também. Assim, prefiro demorar semanas para escrever alguma coisa que valha à pena nele a escrever como foi o meu dia, como vão sendo minhas férias, como foi minha última viagem etc. Estas postagens, apesar de serem do interesse de muitas pessoas, não são do meu.

Mas estive pensando em como compatibilizar as coisas e organizar o blog de uma maneira a alimentá-lo melhor. De antemão, eu também colaboro com o Mangue Wireless, que, por sinal, encontra-se em uma situação um pouco melhor por causa de um ou outro de seus autores. Eu mesmo estou tão relapso com ele, quanto com o Quixote. Daí, o primeiro problema que preciso resolver é como dividir uma produção textual mínima para cada um dos sites. A resposta mais prática que eu encontrei foi a seguinte: como o Mangue é um espaço que pretende ser uma leitura mais rápida, diria até "prática", eu resolvi escrever textos mais imediatos para ele. Textos que tenham como temas questões mais concretas. Para o Quixote, que sempre teve o objetivo de fazer discussões um pouco mais profundas, baseadas em fatos recentes, eu deixo os textos que me parecerem mais teóricos.

Na verdade, essa era uma postura que eu já vinha cultivando há um tempo. Por isso, por exemplo, no Quixote temos um texto sobre relações de gênero baseado em uma reportagem da Super Interessante, sobre criminalização dos movimentos sociais etc, enquanto no Mangue eu postei textos sobre o Novo ENEM, sobre a crise econômica etc. A diferênça é que isto está explícito agora.

Então, esta é uma primeira premissa daqui para frente. O Antes Quixote vai servir para discussões mais de fundo ou mais abstratas (como sobre arte, análise de filmes, músicas etc.), não que o Mangue seja um espaço superficial, mas, para ele, vou tentar reservar um caráter mais de crônicas, ou até jornalístico (agora que o diploma escafedeu-se). Partindo daí, vou voltar a priorizar o Quixote. Por um tempo contribuí mais com o outro site do quê com este aqui. No entanto, esta prioridade vai ter de ser compatibilizada com as minhas demandas pessoais atuais. Em resumo: é como se, no Mangue eu fosse dizer porque o estardalhaço sobre a morte do Michael Jackson, e no Quixote fosse dizer porque o fato dele morrer não faz lá muita falta.

Estou no último ano da faculdade e isso significa uma coisa: TCC. Além disso, (sei que falei que esse não é um blog pessoal, mas essas considerações têm tudo a ver com o tema) estou na gestão do DCE-UFAL e militando no grupo "Além do Mito...", estagiando no TRT, dando uma força em um escritório de advocacia ainda em fase de iniciação, dando conta da faculdade de uma forma geral e de um grupo de estudos sobre economia política e outro de pesquisa sobre direitos humanos. E, sinceramente, nenhuma dessas atividades me parece totalmente descartável, apesar de, claro, algumas estarem perdendo sua importância, principalmente o Movimento Estudantil.

Isto significa uma coisa: não será surpresa se por aqui aparecerem mais textos sobre a filosofia do direito, Habermas e Lukács (tema do TCC), sobre temas interessantes de economia, direitos humanos, etc. Vou tentar compatibilizar o que preciso estudar fora daqui, com o que preciso escrever aqui dentro. E vamos ver no que é que dá.

Nunca perdi a vontade de levar o blog adiante, mas o tempo é curto e, como qualquer ser humano, eu também preciso dormir (o que é uma grande perda de tempo, convenhamos).

Mas é isso. Mudei até o layout do blog para me animar. Quixote de volta ao dorso do Roncinante daqui pra frente!

3 comentários:

André disse...

Bom, Eli, época de TCC realmente é uma péssima hora para ficar pensando em atualizar blog, não é? =P
De qualquer forma, por uma estranha coincidência (hehe), aconteceu comigo a mesma coisa, mas não consegui manter dois blogs.
O blog "Um Ramo de Alecrim", que era o meu blog individual foi extinto e mantive apenas o blog coletivo "Caqui com Limão", que escrevo com dois amigos, na esperança que o fato de ter mais gente iria ajudar na atualização. Bom... pura ilusão. O consolo é que blog não expira por falta de uso... Hehehe. =P

Eli Magalhães disse...

Pois é, André, de fato a coisa vai ser feia...

e depois de postar o outro texto que acabei de fazer vi como o blog, com esse contexto, corre o risco de ficar bastante intragável nos próximos tempos... mas agora pretendo voltar aqui só na próxima semana... pelo resto dessa vou ter que estudar :P

Valeu a visita... vou trocar o link do teu blog e colocar o limão com caqui no lugar.

Abraço.

Eli Magalhães disse...

Ou! Caqui com Limão... haehaeha! Malz...