O que significa a Caveira?

sábado, 16 de janeiro de 2010

Texto escrito originalmente para a edição especial do jornal "A Voz do Direito" do Centro Acadêmico Guedes de Miranda, Direito - UFAL, a ser distribuída aos calouros de 2010. Quentinho, saindo do forno!


O que significa a Caveira?


Desde crianças somos acostumados a tratar com os mais diversos signos e seus respectivos significados. Além das letras, da própria linguagem escrita, e na verdade, bem antes dela mesma, é comum a educação comunicativa começar não só com as palavras mais simples, mas também com determinadas figuras que representam, em geral, um conceito completo.


Entre elas, uma que frequentemente aparece até mesmo em desenhos animados é o de uma Caveira. Quando vista em uma garrafa, ela significa que o líquido nela contido não deve ser bebido. Quando vista em uma bandeira, ela representa os corsários, que, no mais das vezes, e apesar de certos representantes heróicos, costumam ser vistos como criminosos e desonrados. A Caveira significa, em suma, perigo, veneno, violência. Morte. A sua visão é um sinal de mau agouro, de más sensações. De medo.


No Brasil, ela tem um significado a mais. A Caveira foi eleita como símbolo do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar. O famoso (e ainda mais famoso depois de aparecer no cinema) BOPE. Desde crianças nos apresentam o policial como um símbolo de segurança, honra, de luta pela paz de todos. Mas porque a própria corporação que deve se orgulhar de ostentar tais significados escolhe, para si própria (estampando em fardas, veículos etc.) o símbolo do perigo, do veneno, da violência e da morte?


Para responder esta contradição, como a muitas outras de nossos tempos, é necessário ir além do aparente. Além do óbvio. É necessário discutir as instituições de nossas sociedades a partir das funções que cumprem efetivamente, e não apenas daquelas funções que declaram cumprir. A polícia combate o crime. Claro e evidente como uma manhã de sol! Mas as coisas se complicam quando se levanta a seguinte questão: “o que é o crime”?


Por questões de espaço, digamos, em grosseiro resumo, que comete crime aquele que possui conduta contrária às proibições da lei penal, desde que, comprovado através de um devido processo legal, receba uma condenação judicial através de sentença. Mas, indo além do óbvio, entre o que acontece na realidade social e aquilo que é impresso nas sentenças judiciais existe um longo caminho a ser percorrido. Fazer este caminho ao contrário pode demonstrar suas distorções e suas verdadeiras funções nas sociedades modernas.


O discurso penal repressor, comumente defendido nos meios midiáticos mais sensacionalistas, mas também, com maior sofisticação, diversas vezes divulgado nas próprias academias de Direito, vale-se de uma simples mistificação: o crime é mau. Esta frase aparentemente simples carrega um significado profundo. O crime é algo naturalmente ruim, um desagregador social e merece ser combatido, custe o que custar. Aquele que o comete merece ser preso (quando não se elevam as condenações para aquelas sequer permitas pela lei como o linchamento e a morte).


Ora, mas o crime, como vimos, é aquilo que vai contra a lei penal. A lei penal, por sua vez, é definida através de um processo legislativo, ou seja: um processo político. Isto, por si só, aclara uma questão importante. O crime não é uma realidade natural. Ele não é nem bom, nem mau. Ele é uma opção política. Alguém pode dizer que matar outra pessoa é naturalmente ruim e por isto deve ser um crime. Quanto à criminalização do homicídio não discordamos. Porém, se matar é naturalmente ruim, deve ser ruim em qualquer ocasião e, então, não ser permitido em qualquer caso. Mas o que dizer de soldados em guerra. Devem ser condenados por homicídio? Pior, o que dizer dos países onde a pena de morte é permitida? São nações naturalmente más? Não. Apenas tomaram determinada opção política legislativa. E, em geral, situações como as descritas não são consideradas crimes, apesar de serem condutas que podem ser classificadas moralmente como violentas e indesejáveis.


Isto deve nos levar a uma conclusão indispensável. Se o crime é uma opção política, terá condições de definir o crime (ou “a maldade”) aquele grupo social com o maior poder político. Em uma sociedade recheada de desigualdades (e o Brasil é um “belo” exemplo) não é difícil perceber que o poder político é também desigualmente distribuído. Significa dizer que o aparato penal será sempre utilizado em defesa dos interesses daqueles que têm o poder político de definir seus objetivos e mesmo as condutas a serem criminalizadas. Em uma economia capitalista, isto se confunde invariavelmente com o poder econômico.


Em termos práticos, é importante perceber que definir como crime condutas tais quais a pirataria, a invasão de propriedades, o aborto, o tráfico de drogas, por exemplo, atende a mais interesses do que simplesmente à paz social. Isto não quer dizer que não se deva procurar meios de reduzir a violência urbana e mesmo a criminalidade. Mas significa que, em inúmeros casos, a vigilância social se encontrará justificada sobre as camadas mais desfavorecidas da população, justamente aquelas que, por este mesmo motivo, podem tornar-se insatisfeitas com sua situação passando a condutas que desestabilizem as bases sociais. A questão é que as presentes bases sociais são as mesmas que permitem o acúmulo de grandes fortunas de um lado, e a fome e a miséria de outro.


Este tema é amplamente vasto. Mas pouco pode ser discutido no presente texto. O que se torna crucial é notar que inúmeros fatos dão alguma verdade (se não comprovarem completamente) o que está dito acima. Costuma-se dizer que a prisão só serve para “pretos, pobres e prostitutas”. O que deveria ser uma piada, ainda que racista, machista e de extremo mal gosto (que por si só já é detestável), acaba se tornando uma triste realidade. O cárcere, e este é apenas o exemplo mais gritante em todo o sistema penal, acaba servindo apenas para punir aqueles que já são diariamente oprimidos pela realidade que os circunda. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, no ano 2000, 66,5% da população carcerária do Rio de Janeiro era de negros e pardos, e destes 80,3% possuía baixa escolaridade, sendo 16,3% totalmente analfabetos. Pouco mudou até hoje. E, apesar disto criar a ilusão de que estão presos porque são criminosos, a verdade é que a seletividade do sistema apenas se fechou sobre eles, deixando de fora inúmeros crimes, em geral cometidos por representantes das classes mais privilegiadas.


Esta ilusão de que a criminalidade é sinônimo, ao mesmo tempo, do mau e da pobreza, justifica a nossa Caveira. Ou, pelo menos, justifica o fato de que ela costuma ser muito mais vista nas periferias do que nos bairros abastados das cidades. E não é apenas lá que atua o Batalhão de Operações Especiais. Não raras vezes é o BOPE pode ser visto tratando, sempre com seu jeito de “operar” todo “especial”, de problemas com sem-tetos que acampam em terrenos baldios, de manifestações estudantis contra abusos do setor empresarial dos transportes públicos, da “sujeira humana” que precisa ser recolhida antes de grandes eventos esportivos, como o Pan-Americano, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, entre várias outras situações. No fim, a polícia, seja sua “tropa de elite”, sejam seus “soldados rasos”, acaba servindo para resguardar os mesmos interesses que o discurso mistificador de que o crime é naturalmente mau e o pobre é naturalmente inclinado a ele.


Contudo, um rápido olhar nas estatísticas de criminalidade do próprio Ministério da Justiça demonstram que esta, apesar do esforço da Caveira, continuam a crescer. Isto significa, no mínimo, que ela não tem sido combatida de uma forma eficaz. E mesmo assim, esta mesma forma violenta, excludente e opressora continua sendo aplicada ano após ano. O que está por trás disto é uma questão muito mais profunda que diz respeito ao modelo de sociedade na qual vivemos. E significa dizer que, enquanto vivermos em uma sociedade na qual as desigualdades sejam a tônica; enquanto não desistirmos de insistir nesta mesma sociedade e passar a buscar os meios de construção de uma forma de sociabilidade completamente alternativa; enquanto não for realidade, uma sociedade em que a igualdade é efetiva e material, e não apenas formal; a polícia vai significar sim segurança, mas só para alguns interesses, e não para todos. E a Caveira, por sua vez, ainda vai significar perigo, veneno, violência e morte para a maioria da população, para aqueles que convivem diariamente com a opressão, a exploração e a negação de seus direitos mais básicos. E a Caveira se esforçará para continuar significando o medo para eles, em uma tentativa abnegada de impedir que se levantem e agarrem aquilo lhes pertence: sua condição mínima de seres humanos.

29 comentários:

Anônimo disse...

Uau.

Anônimo disse...

Acho importante termos conhecimento do que falamos; pensamos ou usamos como figura de expressão em nós, para com a sociedade. Muitas pessoas expõe suas vidas aplicando no seu dia a dia; vestes ou tatuagens...etc. Imagens que nao sabem nem o fino ou básico significado.
Parabéns, belo texto e rico conteúdo.

Anônimo disse...

Grande babaca,a caveira é o que seremos amanhã,vc já fez a exumaçao de um ente querido?não fale besteira então babaca

Eli Magalhães disse...

Grande babaquice é não perceber que é justamente por ser necessária uma exumação para uma caveira aparecer o motivo de ela significar tudo... menos segurança.

Anônimo disse...

Excelente, a politicagem com suas "imagens" acaba distorcendo mesmo as coisas. É triste como os valores de pessoas que têm no íntimo a vontade de fazer o bem, de "proteger os indefesos e libertar os escravizados", renunciado a sí próprio seja utilizado como ferramentas de alguns inescrupulosos filhos da puta. Mas é um tanto equivocado no que se refere ao significado da caveira. A caveira tem muitos significados, todos eles ligados a morte. O cranio humano seria o "receptáculo da vida", simbolizando um grande momento de transição para os antigos alquimistas. A caveira utilizada por guerreiros representa uma tropa diferenciada, a caveira simboliza a morte, a espada, faca ou punhal simbolizam a justiça, uma faca cravada numa caveira simboliza a "vitória sobre a morte". Esse é o simbolo utilizado pelas tropas doutrinadas pelo conceito de Operações Especiais, que tem origem no Curso de Comandos do Exército. Um curso com base Comandos, "doutrina da caveira" significa que o combatente será preparado para enfrentar situações de alto risco, e para tanto toda a formação é realizada sob forte pressão psicológica e física: fome, frio, calor,sono, medo, incerteza e todo o cansaço extremo (inimaginável) que essa combinação pode resultar executando tarefas que ele sente que pode morrer. A idéia é que o homem mantenha o controle emocional para fazer o seu trabalho em QUALQUER SITUAÇÃO. Todo o homem em muitos momentos acaba diante das suas maiores fraquezas, as alternativas são: desistir, ou enfrentá-las. Naturalmente, a maioria desiste (os "mortos"), mas os poucos que enfrentam ("caveiras"), experimentam uma visão completamente nova da vida, seus limites e horizontes mostram-se muito além do que poderiam imaginar. Esses poucos recebem no peito uma caveira com uma faca, simbolizando a sua "vitória sobre a morte". Esse é o verdadeiro significado da caveira.

cobrarei disse...

TENHO UMA EMPRESA DE SEGURANÇA,E TAMBEM OPTEI PELA CAVEIRA COMO SIMBOLO,EM VEZ DE FACAS E PISTOLAS TENHO 2 COBRAS NAJAS ENTRELAÇADAS.TAMBEM SOU DA OPINIAO QUE A CAVEIRA E A VITORIA SOBRE A MORTE najaseg@gmail.com

Anônimo disse...

O SIMBOLO DOS BOPE (operações Especiais) PELO BRASIL É FACA NA CAVEIRA, E NÃO CAVEIRA. OS CAVEIRAS ERAM A TROPA DE ELITE NAZISTA. O QUE EXISTE É FALTA DE INFORMAÇÃO. OS NAZISTAS GRITAVAM CAVEIRAS, UM OPERAÇÕES ESPECIAIS COM UM MÍNIMO DE CONHECIMENTO JAMAIS GRITARIAM ESTA INFÂMIA.

Marcio disse...

Conhecimento é arma poderosa
simbologia e muito relativa depende da cultura do povo ou entidade envolvida.
para nossa instituição, a "caveira" representa a igualdade, pois independente do credo raçã ou posião social de baixo desta linda pele que é sua face existe uma "caveira".

Luuh Scott disse...

CAVEIRA - significa a face genuina do ser humano; é quando ficamos sem máscaras ou mentiras e mostramos realmente quem somos. Vai além do que só significar a morte! #FICAADICA! OBS:Amo caveiras

Anônimo disse...

É muito simples, se você não gosta da caveira é melhor andar sem a sua, OK?

Anônimo disse...

é mais a caveira não signica exatamente isso , tambem no egito quando os homen iam para guerras e morriam os corpos deles eram dados as suas mulheres e elas usavam partes de seus corpos para enfeitalas como prova de amor e fidelidade não quer dizer que caveira seja morte essas coisas , eu uso muitas coisas de caveira e gosto muito e muitas pessoas acham que isso significa morte, mais isso só depende como a passoa vai usala né

Anônimo disse...

Como muitos comentaram,coisas como não se vive sem a caveira, ela estar por trás de nossa beleza e etc. Só destaco uma coisa, a nossa caveira só aparece quando morremos, quando a vida sai de nós, logo a caveira é e sempre será sinonimo de morte.

Anônimo disse...

Acho que esses conceitos sobre caveira é um pouco vago. Ela simboliza o que nós somos realmente, sem tom de pele, sem vaidade ou qualquer vestígio de beleza. Uma caveira tatuada ou então acessório seja o que for, serve pra lembrar o que somos ricos, pobres, branco, negro, intelectual, ignorante, médico, mendigo...somos tudo a mesma coisa. O ser Humano tem medo da única coisa que é certa dessa vida: SOMOS MORTAIS, E A MORTE É UMA CERTEZA.O que vem depois só Deus sabe. Gosto de usar acessórios de caveira, mas pra mim ela simboliza igualdade.

Anônimo disse...

bom eu acho que é pq o rock nao tira ninguem nós que o tiramos pq quer dizer que somos todos iguais por dentro e por fora tem esse racismo pelo rock ass:Vitória Silva de oliveira

Anônimo disse...

simples: cada um tem seu conceito: quem gosta de caveira o significado é esse mesmo, que somos todos iguais e pra quem nao gosta, significa desgraça, morte, violencia e tal... Caveira tem seu lado om e o seu lado ruim, entao depende da intençao de como vc usa... se vc usa declarando violencia, esse é o significado. se vc usa declarando igualdade, entre outras coisas, e isso que significa... Nao existe UMA DEFINIÇÃO e voce quem faz.
OBS: amo caveiras no sentido de igualdade.

Anônimo disse...

BOM NUNCA GOSTEI DE CAVEIRAS PORQUE ME LEMBRA MORTE TENDO DUAS FILHAS ADOLESCENTE COMECEI A DIZER NAO PARA ELAS QUANDO ELAS QUEREM USAR UM ACESSORIO DE CAVEIRAS COBRAS ETC..

MAS COM O TEXTO E OS RICOS COMENTARIOS ENTENDI QUE EXISTE DUPLO SENTIDO PARA O SIMBOLO DA CAVEIRA SE VOCE É DO MAL A CAVEIRA REPRESENTA O MAL SE VOCE É DO BEM A CAVEIRA REPRESENTA IGUALDADE A VITORIA SOBRE A MORTE. ENTAO COMO TEM DUPLO SENTIDO E ANDO PELO MUNDO ONDE PESSOAS NAO ME CONHECEM NAO SABEM SE SOU DO BEM OU DO MAL PREFIRO USAR UMA CRUZ UMA IMAGEM DE JESUS UM CORAÇAO ETC....

Anônimo disse...

É importante rever o texto, vários erros e significados ambiguos. No mais, está tudo ótimo, com um conteúdo extraodrinário.

Anônimo disse...

O único que importa é a cultura...o texto acima aborda m a questão cultural e como somos enganados do que se a caveira é isto ou aquilo.tanto faz.Podem até pintar um tanque de rosa, porém quando começe a cospir fogo quero ver quém vai duvidar do seu potencial bélico.Leiam o texto acima...prestem atenção no que esta dizendo...pois é a vida como ela é,,,meus caros...não há duas visões...dois lados...ou pontos de vista...è como a vida é,,,domínio dos mais fortes apoiados em interesses corporativistas...a paz não é um bom negocio nem aqui no no Brasil nem na maioria dos paises

Anônimo disse...

Bom...em minha opinião o texto não deveria se aprofundar tanto no assunto do BOPE e resumir apenas ao significado da caveira o qual não deu ´p/entender muito bem,mas fora isso acho que apesar do aprofundamento desnecessário o texto relatou e explicou muito bem no que foi relatado!!!

Anônimo disse...

Tudo é uma questão de qual significado adotar, o uso do símbolo remonta a antiguidade, A Caveira é um símbolo antigo remontando à antiguidade, que representa a mudança e igualdade. Mais especificamente, uma grande mudança na vida a morte, que é a maior mudança de todas, a caveira significa transformação, novo ciclo. Em algumas culturas, significa poder, força e invencibilidade apontando que quem a usa está disposto a morrer por seus ideais, sendo automaticamente associado a perigo, associação essa que é usada hoje.

regi disse...

concordo como o Anonimo,cada um formou sua opiniao,pois bem, pesquisem mais a fundo,porque seitas adotam caveira como simbologia?Nao sei ,mas só a vejo após a morte.Nao ha outro significado.....

Anônimo disse...

a caveira para nós rockeiros é um simbolo usado para demonstrar que por dentro somos todos iguais!

Somos Man United disse...

A caveira significa Prerigo, ouviram bem ? PRE-RI-GO

Anônimo disse...

caveia siqnifica que nao existe diferença entre os seres humano
se vc pegar 10 CAVEIRAS vc sabe me dizer quem ra negro ou quem era branco?
não

Unknown disse...

Adoro CAVEIRAS,,, para mim é isso ai,, ,, caveira significa, " Vitoria sobre a Morte",, e Igualdade, sustentação, equilibrio...

teria possibilidade de ficarmos em pé sem nosso esqueleto ???? não seriamos somente pele..... então faz vc mesmo sua definição para o significado de uma " Caveira "...

Unknown disse...

Sou caveira e vivo produzindo artigos de caveira. Caneca caveira, caveira simbolos militares. Ctt gp.artesgyn@gmail.com

Brenda disse...

significa
"Vitória sobre a morte."

Anônimo disse...

Falou besteira hem.... A caveira do bope é agredida com uma faca o que muda completamente o significado místico da caveira que significa renovação, transmutação, mudança, transformação e renascimento

Unknown disse...

A faca simboliza o caráter de quem faz da ousadia sua conduta. Representa também o sigilo das missões. É o mais perfeito instrumento de combate que o homem já desenvolveu. Basta observar que a forma básica da faca não foi alterada em milênios.

O crânio simboliza a inteligência e o conhecimento, mas também a morte. A faca nele cravada é o símbolo da superação humana. A origem dessa crença é incerta, porém comenta-se que durante a Segunda Guerra Mundial um grupo de comandos das forças aliadas teria ido a um campo de concentração nazista para libertar prisioneiros. Ao entrarem na sala de um dos oficiais alemães verificaram que havia “troféus” macabros, como crânios e ossos humanos. Foi quando um soldado, num gesto de indignação, tirou uma adaga de seu uniforme e cravou em cima de um dos crânios, bradando a todos que a vida, naquele momento, venceu a morte. Dessa forma, a faca na caveira significa a “vitória sobre a morte”.

As garruchas são o símbolo da Polícia Militar.